5 de julho de 2020

Resenha Literária #3

ELON MUSK - Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro 

Autor: Ashlee Vance

Boa noite estimados leitores,

Terceira postagem da série iniciada com minhas resenhas de livros que finalizei a leitura para incentivar/recomendar a leitura dos confrades. Para os colegas que gastarão alguns centavos de energia e banda larga, boa leitura.

A obra foi lançada em 2015 e já para adiantar, o autor citava alguns grandes projetos que estavam em andamento mas que o mundo ainda desconfiava de Musk e sua capacidade de cumprir as promessas, o que veio a calhar é que terminei a leitura a três semanas atrás e as duas principais foram cumpridas, sendo ela o envio tripulado ao espaço pela SpaceX e o recorde de carros produzidos pela Tesla. Sobre a obra, ela não foi patrocinada, ou seja não houve incentivo do mesmo, entretanto o Elon colaborou com o autor, cedeu tempo e entrevistas para a conclusão e não exigiu aprovação previa do material produzido. Sobre o autor, não conheço outras obras dele, entretanto passou a imagem de escrita neutra e sem favoritismo.

A obra mescla uma leve biografia do Musk com a criação de suas empresas. Sobre ele, de maneira bem breve, nasceu e cresceu em uma família financeiramente confortável na Africa do Sul, demonstrava característica de grande intelecto e introspecção além de grande interesse por física e mecânica. Acelerando um pouco, já na época da faculdade emigrou para o Canadá (já que ele tem nacionalidade por descendência) e logo depois acabou cursando engenharia no EUA. Os relatos era que ele tinha um nível mediano no curso mas ele mesmo contou ao escritor que não fazia questão de ser notável academicamente pois não tem qualquer vantagem entre ser aprovado com a nota máxima e a minima exigida. Durante a faculdade ele já começou a pensar em empreender na área de tecnologia já que sabia programar por contra própria e após trabalhar num banco canadense e seguiu o conselho de um chefe que ele ainda era novo e poderia ganhar muita grana com isso. 

Junto com o irmão, estudaram o que poderiam criar no surgimento da internet dos anos 90 e após um período de brainstorm, chegaram numa sacada de criar uma página de anúncios de pequenos comércios junto com um sistema arcaico de roterização (tipo um google + waze). Logo então criam a Zip2 e prematuramente conseguiram atrair a atenção de Venture Capitals, investiram pesado na empresa e por uma questão de sorte, conseguiram vende-la um pouco antes do estouro da bolha .com dos anos 2000. Aos 20 e poucos anos Elon já era milionário (uns USD 20 milhões na época).
Musk tomou gosto por empreender e a próxima aventura era criar um banco digital em plena virada do milênio em que mal tinha internet de qualidade e grande número de usuários. Assim surgiu o banco X ou coisa assim, e seguindo a regra de ouro das startups de queimar dinheiro adoidado, Musk basicamente deu all in com o dinheiro da primeira venda + recursos dos investidores de risco e entrou numa briga desenfreada com a então PayPal de Peter Thiel. Para financiar a empreitada, Musk novamente aceitou recurso de investidores Venture Capital que pelo bem do dinheiro deles, convenceram o jovem a fundir os negócios do banco X com o Paypal em vez de concorrer entre si. O fato curioso aqui é que o investidor e conselheiro era o Michael Moritz, autor e depois investidor da Sequoia que citei na resenha sobre a Apple. Daqui o resto é história, mais uns 3 anos e antes dos 30, Musk vende sua participação para o Ebay e soma algumas centenas de milhões de dólares no bolso.

Aqui para frente vem o grosso do livro, que relata em maiores detalhes o surgimento primeiramente da SpaceX e depois da Tesla e que o Musk não teve qualquer receio de colocar todos os milhões que ele tinha conseguido anteriormente e contrariando todos os conselhos de levar uma vida tranquila financeiramente. Tentando ser o mais breve possível, o cara tem uma ideia fixa que os humanos estão destruindo o planeta, e sua contribuição para evitar o apocalipse seria criar meios de povoar outro planeta (SpaceX) e utilizar veículos não poluentes (Tesla). Nesse ínterim ele também investiu pesado numa empresa de energia solar residencial (Solar City) mas não tocava o dia-a-dia como nas duas primeiras.

Minha conclusão, é que mostra um outro lado do Musk, pois minha visão é que ele era mais um showman que alguém preocupado como a viabilidade de seus negócios. O fato é que ele colocou em risco tudo o que tinha e desafiou o pensamento comum sobre a inviabilidade de suas empresas e o futuro está mostrando que ele conseguiu torna-la viáveis. Outro ponto, é sobre a personalidade de pessoas altamente dotadas, que parece ser um traço comum de difícil convivência, exatamente como relatado sobre o Steve Jobs. 

Recomendo a leitura e em breve divulgarei outro livro que finalizei na sequencia mas não divulguei pois acabei atrasando a escrita dos posts.

Abraço
Monster

8 comentários:

  1. Excelente resenha, Monster! O cara sem dúvidas é uma inspiração a ser seguida!

    “So, I would encourage you to take risks now, to do something bold, you won’t regret it.” Elon Musk

    ResponderExcluir
  2. Boa, Monster!

    Tô precisando usar minha assinatura da Amazon Prime pra comprar livros e esta biografia está na minha lista, juntamente com a do Jeff Bezos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Colheita.

    Eu opto pelos sebos mesmo. Muito livro interessante a preços justos. Para se ter ideia dificilmente pag9 mais que 10 reais por livro.

    Abraço
    Monstet

    ResponderExcluir
  4. Monster

    Fiquei na dúvida durante o último final de semana se compraria este livro. Uma pena não ter lido seu post antes. Adicionarei à minha lista de leitura.

    Adicionei seu blog à minha blogroll.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Diario e recomendo a leitura.

    Retribuindo a gentileza também estou te adicionando no blogroll


    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez aqui. Parabéns pelo blog!

    Musk é um visionário, mas ainda não tive coragem de investir diretamente na Tesla. Boto mais fé na Space X. É aguardar para ver.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita e seja bem-vindo!

    Aproveito para adiciona-lo na área vip deste modesto reduto!

    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...