15 de julho de 2020

Resenha Literária #4

5 Key Lessons from Top Money Managers 
Autor: Scott Kays

Boa noite estimados leitores, Apresento aqui a quarta postagem da série e desde já agradeço a costumeira atenção! Trata-se de um livro que comprei online, sem folhear ou ler alguma indicação. Como estou focando em obras em inglês e por se tratar de investimentos topei a compra. leitura. Livro já antigo, dos meados de 2005 e um pouco desatualizado pois muitos eventos no mundo financeiro ocorreram e a própria tecnologia disseminou muita informação boa e gratuita. Sobre o autor, pelo pouco que vi, é algum especialista/consultor em investimentos que resolveu enveredar na escrita. 

A obra foi feita a partir de entrevistas com os gestores de fundos de ações premiados por empresas especializadas em analise de performance (tipo Barron's e Morning Star) e o escritor tentou encontrar traços comuns nos métodos de seleção destes gestores. Narra brevemente o background social e acadêmico de cada, juntamente com o histórico profissional e entrevista o perfil de investimento, escolha de ativos e gerenciamento de risco que fazem.  Basicamente todos fazem análises fundamentalistas para encontrar o valor intrínseco justo de cada empresa e apenas para investir com uma certa margem de segurança para depois vende-las quando chegar ou ultrapassar o valor justo estipulados por eles. Basicamente seguem os princípios de Benjamin Graham e o foco é apenas a compra com preços descontados para venda futura. Dos gestores e suas empresas, sinceramente não conheço qualquer um deles e a tese de investimento não se enquadra com a minha. Do ponto de vista de conhecimento, o autor consegue explicar como fazer o valuation através do método DDM (modelo de desconto de dividendos) mas eu mesmo também não acredito muito em valuation devido a dependência de variáveis subjetivas e o autor usa alguns exemplos de como fazê-lo usando dados reais de empresas abertas. 

Minha nota é como fonte de conhecimento para investimento/finanças é fraca, entretanto a leitura foi tranquila e valeu para praticar a leitura em outro idioma. O ponto positivo é que o autor exalta a importância de se analisar as ações como sócio e não meramente um código de negociação e não incentiva qualquer técnica de especulação. 

Abraço
Monster

2 comentários:

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...