31 de julho de 2020

Portfólio Monster - Julho/20

Estimados Leitores,

Findando mais um mês, divulgo a posição final do portfólio, juntamente com as movimentações dos ativos. Pequenas trocas a fim de refinamento da carteira foram feitas, maiores detalhes encontram-se abaixo.

Movimentações 
Operação Ativo   Qtde.       Valor R$
Compra HGBS11 5 1040,53
Compra TEPP11 1 92,46
Compra XPIN11 4 464,24
Compra ENBR3 11          200,75
Compra ENAT3 50          555,00
Venda GRND3 40         -313,20
Venda PATC11 10         -872,05
Total de aporte líquido       1.167,73

Renda Passiva:

Origem     Valor R$
Dividendo/JCP    R$229,64
Aluguel Ações     R$ 29,49
Rendimento FII     R$ 55,28
Total        314,41

Resumo:
Continuamos a refinar o portfólio, decidimos por dar uma limada na carteira de FII e pretendemos focar em fundos bem diversificados, tanto em número de imóveis quanto em inquilinos, além de uma régua minima de capitalização (+500 milhões). Com isso, retiramos da lista de aportes futuros HGPO, HGRU e vendemos PATC, sendo que não consideramos os fundos ruins, apenas queremos otimizar o tempo de acompanhamento. Também foi feita uma pequena venda de GRND a fim de reduzir a concentração na empresa e aportar em ENAT e iniciar a compra de ENBR. Dado o baixo quorum aqui no conclave, poucos notarão que no fechamento passado eu mencionei que aportaria em COGN, que eu cheguei a realizar algumas compras, porem a empresa iniciou uma subida de preço descomunal que me fez reaver a investida e substituir por ENBR (empresa essa que já acompanho a um bom tempo e resolvi por fim incluir no portfólio). O aporte foi um pouco maior que os últimos meses mas provavelmente voltem a cair e limitar-se aos proventos a receber. Na métrica dos proventos recebidos, mês fraco devido ao represamento das distribuições pelas empresas e fundos, sendo que da parte dos Dividendos/JCP a maior parte do recebimento foi devido aos direitos de IRBR que eu recebi como reembolso pois as ações estavam alugadas na atualização do evento. Do total liquido aportado (R$ 1.167,73), R$ 853,32 foram feitos com dinheiro novo.

Carteira (Valores Fechamento 31/07)

11 comentários:

  1. Olá, boas compras!

    Eu estou namorando as empresas do setor Educacional a muito tempo, mas ainda não tive coragem de colocar na carteira para o longo prazo hehe. Já o setor de energia é mais tranquilo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Bilionário

    Acredito que o setor tem bastante potencial, principalmente no ensino fundamental que é um oceano azul para consolidação. Mas por hora ficarei apenas acompanhando.

    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir
  3. Fala monster! E no mês 7 tu vendeu e eu aportei em Grnd, acho que, invariavelmente, fizemos um negócio aí! Brincadeiras a parte, parabéns pelo aporte e balanceamento da carteira... sucessooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita,

      No mundo ideal não precisaria vender mas como meus recursos não são infinitos precisei de uma realocação.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  4. Fala Monster!

    Tô observando sua carteira e vejo Cielo, ainda acredita na empresa pro longo prazo ou ela está em "quarentena"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Colheita,

      Eu ainda vejo valor na empresa, de fato a Cielo nadou de braçadas por muito tempo e olhando em retrospectiva, ela cometeu alguns erros pela falta de concorrência. Meu achismo é que a empresa irá virar instituição financeira e o país ainda tem um oceano a desbravar. Boa parte da população nem conta bancária tem e as empresas pequenas são pouco atendidas.
      Ela não está de quarentena em si, o percentual no portfólio está ok, como tenho outras empresas a aportar creio que demorarei um bom tempo a voltar a aportar nela, mas se fosse a mais baixa percentualmente não pestanejaria em comprar mais ações.

      Abraço,
      Monster

      Excluir
    2. Entendi, Monster. Notei que estava dentro do percentual mas fiquei em dúvida em virtude dos últimos resultados da empresa.

      Veremos como a Cielo vai se comportar diante da parceria com o Whats e lançamento desse PIX.

      Abraço.

      Excluir
  5. Monster!

    Excelente fechamento. Qual foi o racional em aportar mais em ENAT3? Comecei a estudar a empresa há pouco e me parece um negócio interessante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Diário

      Agora que não pretendo incluir/excluir empresas do portfólio estou seguindo a regra de alocação por percentual e a ENAT era a mais defasada na data do aporte. Os próximos aportes se concentrarão em ENBR3.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  6. Show Monster por mais este excelente Mês, gostei do que esta pensando nas alocações e na sua estratégia nos seus investimentos.
    Abraços
    Eu Candido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo dispendido aqui no projeto.

      Abraço
      Monster

      Excluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...