5 de abril de 2020

Desafios de 2020

Boa noite Monstros,

Em breve teremos início a terceira semana da quarentena e sem muitas perspectivas de melhoras no curto prazo. O próprio chefão da OMS começa a fazer observações sobre os impactos sociais de uma restrição tão prolongada.

No lado dos investimentos do Monster, já fiz todas as movimentações e não tenho mais recursos para novos aportes, então nem acompanhando as cotações e os movimentos da bolsas estou, e no final do mês verei o que investir, caso tenha recurso novo disponível.

O ano de 2020 já seria desafiante antes mesmo da pandemia, dado que a programação inicial era a reforma do apartamento, casamento e início da vida a dois. Daí primeiro veio a avaliação de performance no trabalho, que foi péssima e sinceramente azedou o pouco do que ainda apreciava de lá. Isso resultou em planejar minha rota de fuga que é o tópico desta postagem.

Em postagem passada já mencionei minha inclinação pelo segmento imobiliário e até hoje me arrependo de não ter escolhido alguma formação na área (engenharia civil ou arquitetura). A tempos atrás pensei seriamente em começar uma faculdade mas cheguei a conclusão que posso empreender na área sem consumir mais uns cinco anos numa faculdade sem garantias que iria ao final conseguir me inserir no ramo.

Bom, indo direto ao ponto, estou estudando, analisando e procurando meios para iniciar um projeto de construção de casas e se isso se mostrar viável, dedicar exclusivamente à isso. Basicamente já vi muitas pessoas viverem disso, mas é um ramo com muitas barreiras de entradas, sendo a maior a financeira pois o consumo de recursos é 100% up-front e com poucas formas de financiamento.

Construir em SP onde vivo é jogo de gente grande dado que apenas um bom terreno ou casa velha pode chegar facilmente na ordem do milhão. Então estou estudando a construção em loteamento ou condomínio fora de SP, entretanto próximo. Meu receio aqui é a liquidez na venda e vi que tem construtores que só constroem em loteamento então demanda creio que exista.
Do lado financeiro, estou fazendo simulações para construção de casa de até 150 metros quadrados em lote de 250-300 num custo total de 350k. Vejo casas no mesmo padrão e região sendo anunciadas na faixa de 500-550k, o que representaria um lucro bruto bem aceitável se concretizado.
Para financiar o projeto, terei que vender o outro apartamento que temos e com isso teríamos os recursos necessários.

Estou no estágio bem inicial e dependerei que diversas etapas se concretizem para que eu consiga implementar o projeto e ainda sim sem qualquer garantia de sucesso. E sobre a possibilidade de fracasso, é inerente a qualquer empreendimento e estou disposto a comprar o risco na possibilidade de livrar de uma vida profissional que me traz 0 felicidade.

Escreverei mais quando tiver novidades.
Abraço e até a próxima,

Monster

4 comentários:

  1. Bem-vindo a Firesfera. Listado no diretório
    https://www.aposenteaos40.org/p/diretorio-de-blogs.html
    Abcs

    ResponderExcluir
  2. Fala Monster, beleza?

    Cara, se você quer levar isso como um ofício, vá em frente.

    Agora se quer "paz" melhor investir em FIIs mesmo kkkk.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Colheita. O projeto não excluirå os aportes em outros investimentos, apenas poderá se tornar uma nova fonte de renda.

    Abs,
    Monster

    ResponderExcluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...