3 de setembro de 2020

Resenha Literária #8

 

Making 36%: Duffer's Guide to Breaking Par in the Market Every Year, In Good Years and Bad

Autor: Terry F. Allen
Avaliação Monster: 2/10

Estimados leitores, aqui apresento mais uma tiragem da série e desde já agradeço a costumeira atenção. O livro foi comprado online então não tive a oportunidade de dar uma rápida folheada e se caso eu tivesse visto fisicamente provavelmente não teria comprado. Creio que foi um dos piores livros que li e como estou estudando o assunto acabei comprando unicamente na base da capa.
O livro foi escrito por um operador de opções que criou um serviço de newsletter na qual enviava estratégias de opções e após um certo tempo resolveu por consolida-las num livro. O fato é que mal dá para considerar como um livro pois aparentemente não houve qualquer revisão técnica ou editorial (o autor deixou claro que o criou inteiramente só inclusive foi o responsável pela impressão e distribuição.

Indo direto para a avaliação, o autor passa metade do livro dizendo que qualquer forma de investimento é ruim (qualquer mesmo, desde ações, imóveis, renda fixa e fundos) e que a melhor forma é 100% em opções. Só por aqui já é suficiente para encerrar a leitura, dada a loucura da tese. Já o pouco que sobra, o autor discorre da estratégia que é basicamente uma operação calendário, no qual após escolher um ativo objeto, que ele recomenda alguns ETFs, é comprar opções vencimento longo, acima de 18 meses e vender opção de curto prazo (até 2 meses) e tudo atm (at-the-money). A estratégia funciona se o ativo andar de lado e ganha-se no decaimento do valor das opções vendidas e a comprada fica de proteção. 
Não vejo como uma pessoa poderia colocar todos seus recursos numa estratégia dessa como o autor recomenda, mas segundo o seu histórico, essa estratégia renderia de forma "segura" 36% a.a. sendo que ele mesmo tem outros portfólios mais apimentados que rendiam de 50 a 100% a.a (a diferença seria nas escolhas dos strikes das opções vendidas). O livro é já um pouco antigo e foi revisado em 2008 no ápice do crash subprime e que segundo o autor a estratégia ainda foi vencedora. Outro ponto é que o racional técnico, riscos e o operacional é pouquíssimo abordado e cabe ao leitor ou assinar o seu serviço de recomendação que traz a operação montada ou teria que procurar maiores informações.

Minha opinião é que não perca seu tempo e dinheiro com esse livro caso queira algo sobre o tema.


Abraço,
Monster

6 comentários:

  1. O Bastter iria adorar kkkkk

    Abomino qualquer tipo de extremismo nos investimentos. Não existe investimento perfeito, cada um tem sua realidade e objetivos. Me identifico com ações, nem por isso fico criticando FIIs, Renda Fixa e ETFs.

    Valeu Monster!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Colheita

      Compartilho contigo tudo o que escreveu. Existem diversos tipos de investimento para diferentes investidores. E lembrando que investimento não é apenas de ativos financeiros.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  2. Realmente o Bastter iria adorar esse livro...
    100% em opções é o extremismo dos extremismos. Não acredito que o autor realmente operasse o tempo todo assim; ele provavelmente tinha sua carteira pessoal, onde aplicava os eventuais lucros com opções para fazer o patrimônio dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente sem noção total. O pior é que ele publica um relatório para pessoas que querem aplicar o método.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  3. Olá Monster! Gostei da resenha hehe

    Que loucura mesmo, 100% em opções é extremo demais.

    Eu nunca me interessei em opções, acho que é arriscado demais para o meu perfil, mas tem um monte de gente que gosta, usa e ganha um dinheiro extra.

    Me lembrei agora que uma vez, no tempo que era AAI, um cliente ligou para um colega na mesa de operações, pedindo ajuda pra operar o HB, ele queria "investir" todo dinheiro dele em algumas opções para o "longo prazo", que uma amigo disse que opções "rendiam" muito mais que ações, enfim, a sorte do cliente foi que ele não conseguiu fazer sozinho e ligou pra pedir ajuda. Quando meu colega explicou o que eram as opções e que elas tinham data de validade o cliente ficou apavorado e desistiu do negócio, quase que ele ia transformar o dinheiro dele em pó, literalmente.

    Tem que estudar muito e ter muito cuidado pra não se perder nos vencimentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Bilionário

      Hoje o YouTube infelizmente está proliferando conceitos de ganhos altíssimos e de forma rápida com opções. Pelo menos é comprando call e o máximo que os incautos irão perder é o prêmio pago. Perigo grande fica nos lançadores que não sabem o que estão fazendo.

      Abraço
      Monster

      Excluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...