13 de outubro de 2020

Resenha Literária #9


O Crash de 1929

Autor: Selwyn Parker
Avaliação Monster: 7/10

Estimados leitores, aqui apresento mais uma tiragem da série e desde já agradeço o tempo dispendido. O livro objeto desta resenha é conhecido pois discorre de um assunto muito debatido e analisado pelo mundo. 
O livro foi escrito por um repórter especializado em temas econômicos porem não encontrei outras obras relevantes dele.

Eu particularmente tenho uma forte inclinação por obras de história principalmente relacionadas a economia, investimentos e mercados financeiros no geral então esse livro já estava na minha lista e consegui encontra-lo no sebo que frequento pela bagatela de 9 reais.

O livro no geral é bom, bem escrito e o autor deve ter realizado muitas pesquisas pois trata-se de uma obra com diversos detalhes e aprofundamento sobre o evento. Porém a obra me decepcionou num ponto, pois eu esperava que o foco fosse os motivos e eventos que levaram ao crash em si e sobre isso creio que foi dedicado por volta 1/5 do livro. O grosso em si foi a abordagem do pós-evento nos EUA, Reino Unido e suas colônias. 

Para quem acredita que soluções estupidas criadas a toque de caixa para os problemas econômicos é exclusividade de países subdesenvolvidos e populistas Brasil, o autor traz a luz que essas "soluções" também existiram por lá e foram uma das responsáveis pelo prolongamento da crise que se arrastou pela América do Norte e Europa e tristemente foi a segunda guerra mundial que acabou revivendo a economia mundial com o esforço de guerra e sua posterior reconstrução da Europa após quase total destruição.

O livro é bom para quem gosta do assunto e rico em detalhes porém pode ser maçante para quem quer uma visão mais generalista do assunto e se o leitor também procura maiores detalhes sobre o precedente do crash da bolsa em 1929 essa obra não se aprofunda neste assunto. Aprovo e recomendo o livro aos leitores deste humilde reduto.


Abraço,
Monster

2 comentários:

  1. Olá!

    Quase 100 anos deste evento, espero que não se repita em 2029!

    Tenho a impressão de que hoje tudo é mais rápido, as crises começam e terminam rapidamente, ou então seriam diversas crises em sequência. Pelo menos no Brasil é a impressão que eu tenho.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Bilionário.

    Tivemos algumas crises bravas que levaram alguns anos para reverter, sem contar a destruição de capital que gerou. De cabeça lembro da quebra das .com em meados dos anos 2000 e a crise do subprime em 2008.

    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir

Resenha Literária #9

O Crash de 1929 Autor: Selwyn Parker Avaliação Monster:  7 /10 Estimados leitores, aqui apresento mais uma tiragem da série e desde já agrad...