13 de outubro de 2020

Resenha Literária #9


O Crash de 1929

Autor: Selwyn Parker
Avaliação Monster: 7/10

Estimados leitores, aqui apresento mais uma tiragem da série e desde já agradeço o tempo dispendido. O livro objeto desta resenha é conhecido pois discorre de um assunto muito debatido e analisado pelo mundo. 
O livro foi escrito por um repórter especializado em temas econômicos porem não encontrei outras obras relevantes dele.

Eu particularmente tenho uma forte inclinação por obras de história principalmente relacionadas a economia, investimentos e mercados financeiros no geral então esse livro já estava na minha lista e consegui encontra-lo no sebo que frequento pela bagatela de 9 reais.

O livro no geral é bom, bem escrito e o autor deve ter realizado muitas pesquisas pois trata-se de uma obra com diversos detalhes e aprofundamento sobre o evento. Porém a obra me decepcionou num ponto, pois eu esperava que o foco fosse os motivos e eventos que levaram ao crash em si e sobre isso creio que foi dedicado por volta 1/5 do livro. O grosso em si foi a abordagem do pós-evento nos EUA, Reino Unido e suas colônias. 

Para quem acredita que soluções estupidas criadas a toque de caixa para os problemas econômicos é exclusividade de países subdesenvolvidos e populistas Brasil, o autor traz a luz que essas "soluções" também existiram por lá e foram uma das responsáveis pelo prolongamento da crise que se arrastou pela América do Norte e Europa e tristemente foi a segunda guerra mundial que acabou revivendo a economia mundial com o esforço de guerra e sua posterior reconstrução da Europa após quase total destruição.

O livro é bom para quem gosta do assunto e rico em detalhes porém pode ser maçante para quem quer uma visão mais generalista do assunto e se o leitor também procura maiores detalhes sobre o precedente do crash da bolsa em 1929 essa obra não se aprofunda neste assunto. Aprovo e recomendo o livro aos leitores deste humilde reduto.


Abraço,
Monster

5 comentários:

  1. Olá!

    Quase 100 anos deste evento, espero que não se repita em 2029!

    Tenho a impressão de que hoje tudo é mais rápido, as crises começam e terminam rapidamente, ou então seriam diversas crises em sequência. Pelo menos no Brasil é a impressão que eu tenho.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Bilionário.

    Tivemos algumas crises bravas que levaram alguns anos para reverter, sem contar a destruição de capital que gerou. De cabeça lembro da quebra das .com em meados dos anos 2000 e a crise do subprime em 2008.

    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir
  3. E ai, tudo bem? Queria te indicar dois livros muito bons:
    - Crash, uma breve história da economia (Alexandre Versignassi)
    - 1929 (Ivan Sant'Anna)
    Já escrevi uma resenha sobre eles lá no blog. Dá uma conferida!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Fazendo as Contas!

      Obrigado pela visita e pela dica. O primeiro livro já está na minha lista da Amazon,só esperando ficar num bom preço, já o segundo eu achava que era meio ficção, se não me engano esse autor não escreveu os Mercadores da Noite?

      Abraço
      Monster Investidor

      Excluir
  4. Sumiu, Monster? Dê um sinal de vida!

    ResponderExcluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...