1 de outubro de 2020

Portfólio Monster - Setembro/20

Estimados Leitores,

Após finalizarmos o mês de setembro, divulgo a posição final do portfólio, juntamente com as movimentações dos ativos. Pequenas trocas a fim de refinamento da carteira foram feitas juntamente com um aporte mais robusto (considerando os últimos aportes) graças a pequena devolução do aresto mensal da folha de pagamento FGTS, o saque emergencial do FGTS liberado pelo Ministro Tchutchuca da Economia. Maiores detalhes encontram-se abaixo.

Movimentações 


Renda Passiva








Resumo
A carteira de FII recebeu reforços nas cotas que estavam mais defasadas. No portfolio de ações de longo prazo ocorreram algumas movimentações importantes, sendo a venda de total de IRBR3, que merecerá um post exclusivo com as razões da saída e felizmente sai com o preço médio de 4 centavos abaixo da compra entretanto no geral saímos no lucro considerando a remuneração de empréstimo que recebemos durante o período que mantivemos as ações e com a saída da mesma, foi incluída a SAPR3 que já estava no banco de reserva para futura escalação. Já a segunda venda foi CIEL3 mas o motivo foi uma questão técnica. Começamos a realizar algumas operações de opções a fim de remunerar a carteira e o saldo de 390 ações estavam na conta da senhora Monster que possui restrições a operar derivativos devido à questões profissionais e a solução para transferir a posição foi a venda e posterior compra na minha conta. Como a CIEL3 só desce a ladeira, usamos a grana para aumentar a carteira de FIIs e nos próximos aportes recompraremos esse saldo. Também aproveitamos para aumentar a carteira de estratégia adicionando AALR3; COGN3 e OFSA3. Todas as três encontram-se na nossa tese de empresas boas passando por período ruim. Na métrica dos proventos recebidos, mês fraquíssimo e o mais baixo da série devido ao represamento das distribuições pelas empresas e fundos e sem muita perspectiva de melhora devido ao cenário econômico do pais. 

Outro fator que vale citar é que não possuo mais qualquer restrição profissional para investimentos pessoais, voltei a estudar operações com opções e inclusive no momento temos estratégias montadas. Basicamente estratégias papai e mamãe de venda coberta de call para remunerar a carteira e lançamento de put de boas empresas que em caso de exercício não vejo problemas em telas no portfólio. Pretendo montar um controle apartado dessas operações a fim de manter um banco de prêmios embolsados como colchão para perdas de outras operações e após um determinado período, sendo este saldo positivo, destinaremos os recursos para novas compras de ações/cotas.

Carteira (Valores intraday 01/10)




6 comentários:

  1. Tudo bem, monster?
    Sinceramente não sei oque pensar de CIEL3, não tenho olhado os relatórios dela, mas desde o começo da guerra das maquininhas ela parece que não tem se adaptado à concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Mago,

      Realmente hoje a CIEL é a única com sinal amarelo no portfólio de longo prazo, mas faz parte da minha politica de investimentos aceitar que algumas empresas irão "morrer" no decorrer do período investido, daí a quantidade elevada de ativos.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  2. Parabéns Monster, pelos novos aportes e evolução da carteira neste Mês.
    Gostei Bastante da sua estratégia de empresas que eram ruim, mas podem melhorar e do balanceamento de carteira, Este mês espero gerar conteúdo, esta alguns em rascunhos.
    Abraços Eu Candido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Eucandido

      Já fazia um tempo que queria destinar um % do portfólio para ações que considero mais arriscadas, e a ideia aqui não é acertar em todas, basta que algumas performem bem para compensar as outros e ainda gerar lucro para o portfólio.

      Abraço
      Bruno

      Excluir
  3. Olá, eu também aportei na Sanepar mês passado, nessa crise do covid esse setor se manteve firme e foi muito bom pra carteira. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Bilionário,

      Gosto bastante do setor, uma pena a falta de opções aqui num país tão grande e mal atendido como o nosso. Espero que o marco regulatório do saneamento transforme o setor como aconteceu no elétrico.

      Abraço
      Monster

      Excluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...