21 de agosto de 2020

Monster Trader

Meu cunhado está fazendo um curso online de day-trade que promete ganhos diários de 500 reais, o ultimo Uber que utilizei o motorista tinha acabado de faturar 2 mil no mini-dólar, no metrô um mano vida-loka estava contando para o outro a grana que estava fazendo diariamente na bolsa, o youtuber especialista dos gráficos acabou de postar o vídeo apresentando a nova Porsche adquirida com seus recentes lucros e assim como é pior ver os outros ganhando dinheiro do que perder-lo tive que tomar uma posição.

O relato acima por mais que seja real, o Monster não irá se aventurar nas águas perigosas e altamente questionáveis dos ganhos instantâneos e sim em algo que a muito tempo estava estudando e nunca pude colocar em prática. Hoje o portfolio monster é composto pelo crème de la crème das ações para buy and hold (conforme parâmetros pessoais), entretanto sempre analisei empresas que não se encaixam na carteira de longo prazo mas que acredito que podem passar que alguma valorização razoável no curto/médio prazo. Essa estratégia tem um perfil mais tático e utilizando de outros critérios, o objetivo é embolsar o lucro (caso ocorra) e partir para outra oportunidade. Antes que pensem em caçador de turnaround ou da nova Magalu, diversas empresas tiveram uma boa valorização após um período ruim ou uma mudança no setor.

Mas Monster, pois logo agora nesse hype das pessoas físicas em renda variável você irá começar tal estratégia? O fato é que nos últimos 8 anos trabalhei no mercado financeiro e com isso eu tinha diversas restrições de investimentos em r.v., para montar a carteira buy and hold já era um parto, montar posição em ações que poderia ter que desfazer possivelmente em curto prazo seria fora de cogitação. Dado que tive uma mudança profissional (post futuro), não possuo mais as amarras e aliado a um CDB rendendo pífios 98% do CDI resolvi colocar em práticas algumas teses e quem sabe sair com um troco a mais. O valor investido é por volta de 3 mil e não pretendo colocar mais fundos do que isso e servirá para aprendizado. Também irei reportar este portfolio no fechamento mensal e estudarei como irei reportar os movimentos da carteira, juntamente com a tese de investimento e lucros/prejuízo. 

Abaixo segue a primeira carteira montada e o breve racional do investimento.







Banco BMG (BMGB4)
Banco BMG é um banco de pequeno porte e de nicho, no qual atua majoritariamente com empréstimos consignados de aposentados e servidores. O banco abriu o capital em 2019 e desde então amarga uma queda no valor de mercado em torno de 50%. O balanço não é catastrófico porem não chega perto do principais bancos

CVC (CVCB3)
Empresa que era redonda até levar o soco na boca do estômago do covid com os problemas nos balanços anteriores. Na minha opinião a empresa está atravessando uma tempestade perfeita, entretanto o modelo de negócios favorece a empresa, sem grandes despesas com capital físico e balanço saudável.

Burguer King (BKBR3)
Empresa passava por um forte período de crescimento e ainda assim apresentava um balanço razoável pela fase que passava. Empresas do setor de alimentos junto com o turismo foram dizimados, entretanto alimentação é produto básico e acredito que teremos uma forte recuperação do segmento para quem não quebrar. 

IMC (MEAL3)
Mesma tese acima, a diferença que a empresa já estava passando por uma reestruturação, com a entrada de sócios de peso e investimento para levar a master franquia da Pizza Hut.

Ser Educacional (SEER3)
Setor educacional sofreu bastante e a Ser foi severamente impactada mesmo tendo um balanço e caixa saudável, realizou uma oferta subsequente e possui o caixa cheio para investimentos e aquisições. 

BRF (BRFS3)
A BRF vem sofrendo a alguns anos devido especialmente a conflitos entre os controladores que derrubou a empresa, sendo que antes da mudança de gestão a empresa apresentava bons números e perspectivas. Nos últimos dois anos estava sendo colocada no rumo porem a pandemia fez seu estrago. De todas, creio que seja a mais sensível pois já estava num processo de limpeza então a crise do covid pode ser um fator considerável no curso dos negócios. Do outro lado, vejo como um setor básico que bem gerido poderá trazer bons resultados.


Abraço,
Monster

4 comentários:

  1. No meu trabalho também tem um pessoal que fica o dia inteiro falando de trade, olhando gráfico no smartphone, etc. Você faz bem em não entrar nessa, Monster. Como você mesmo escreveu, estas são as "águas perigosas e altamente questionáveis dos ganhos instantâneos". O canto da sereia está aí para seduzir aqueles que pararem para escutá-lo.
    No que tange a ações, acho que só o buy and hold salva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Mago, como li esses dias no Faria Lima Elevator, "não conheço ninguém que vive de day trade, mas conheço muita gente que vive de day traders".

      Abraço,
      Monster

      Excluir
  2. Olá, Monster, que projeto legal essa carteira que está montando...Bela estratégia, irei acompanhar de perto aqui! Gostei do que falou do banco BMG, pois nunca tinha olhado para ele... quem sabe num futuro próximo! Por enquanto seguirei com meu bradescao da massa, itau/itausa e o BIDI(única ação em que comprei no IPO haha) Abs, até mais...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita One,

    O objetivo é modesto, mirar lucro em algumas estratégias de curto prazo com alguns critérios de aporte. Todas essas escolhas são empresas com balanços razoáveis que passaram por momentos difíceis mas que enxergo recuperação.

    Abraço
    Monster

    ResponderExcluir

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...