18 de agosto de 2020

Resenha Literária #6


24 Days: How Two Wall Street Journal Reporters Uncovered the Lies that Destroyed Faith in Corporate America

Autor: John R. Emshwiller; Rebecca Smith
Avaliação Monster: 9/10

Estimados leitores, aqui apresento mais uma tiragem da série e desde já agradeço a costumeira atenção. Fazendo um breve resumo do contexto, a Enron estreou um período negro na cena corporativa americana com a revelação de fraudes contábeis, inside trading e manipulação de mercado que se seguiu após o estouro da bolha ponto-com dos anos 2000 levando a reboque uma das maiores firmas de auditoria externa, a Arthur Andersen e lesando milhares de investidores e colaboradores da empresa.

O livro foi escrito por dois repórteres do Wall Street Journal que meio acidentalmente revelaram a série de falcatruas contábeis da Enron em uma sequencia de artigos no WSJ. Tratam-se de repórteres veteranos especialistas em coberturas de companhias abertas sendo que Emshwiller já era conhecido por reportagens investigativas de outras fraudes envolvendo empresas de capital aberto. O livro ficou guardado na estante por um tempo pois achei que seria de difícil leitura, entretanto me surpreendi com a facilidade do enredo, mesmo tratando de um livro que entrou nos detalhes do escândalo.

Voltando para a obra, a Enron que era um empresa de serviços públicos estilo boring, produto simples (geração, transmissão e distribuição de eletricidade e gás natural) e receita previsível que criou uma unidade de negociação de contratos futuros e derivativos que precedeu a desregulação do mercado energético americano (que levou ao caos elétrico e uma grande crise sem precedentes em diversos estados, em especial a Califórnia) e em breve período se tornou a maior negociadora do país e acabou por tornar-se a maior fonte do conglomerado e superando a atividades hard asset
O responsável dessa unidade logo tornou o CEO da Enron juntamente com seu diretor financeiro e assim começaram o desmantelamento dos ativos de geração/transmissão e distribuição para focar exclusivamente na trading e tornar-se uma empresa asset light.
Na época, a empresa era umas das queridinhas de Wall Street, que viam maravilhados o crescimento exponencial da empresa e suas técnicas modernas de gestão e seu esforço por se "livrar" da parte da antiga economia que investia nos ativos físicos que então não se via mais valor. A história começa quando o CEO Jeffrey Skilling que então agressivamente subiu a escada corporativa para o topo renúncia inexplicavelmente num dos melhores momentos da empresa no mercado. Os repórteres sem qualquer pista ou cheiro do motivo da saída começaram a pesquisar pela parte mais obvia que o mercado inteiro estava ignorando, o balanço da empresa com suas notas explicativas. 

O que se segue no livro é o início dessa investigação e por pura inocência, a dupla não conseguia entender as múltiplas e complexas transações que envolviam a empresa, com ajuda de fontes inimagináveis, como um fio solto da malha sendo puxado aos poucos, desatou a rede de manobras e fraudes contábeis que sustentava os balanços e lucros da empresa. Um breve spoiler, a empresa não fazia ideia se estava ganhando ou perdendo dinheiro com a unidade de trading, criou uma unidade de telecom que só dava prejuízo e conseguiram transformar em lucro com contabilidade criativa e esconderam dividas bilionárias em diversas subsidiárias. Tudo isso com aval e ajuda da auditoria externa e de diversos bancos de investimento e aplausos de praticamente todos os "analistas" de pesquisa de bancos e corretoras.

Se você gosta de investigação corporativa, e história de quedas fica aqui a recomendação da leitura, gostei bastante e o livro se encontra entre os melhores que já li.


Abraço,
Monster

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retorno do Monster

Prezados leitores, Após uma parada não programada nas divulgações, por puro descaso com os leitores, pretendo reiniciar as postagens, desde ...